Página Inicial
 
DESCUBRA
9 DIREITOS
QUE VOCÊ TEM E
PODE USAR
HOJE MESMO!
 
... e ainda receba nossas novidades e materiais gratuitos diretamente em seu e-mail!


‘Robô advogado’ já venceu 160.000 apelações contra multas de trânsito em Londres e Nova York. E no Brasil?

Fábio Barroca e Phillipe Biral      sexta-feira, 29 de julho de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Um chatbot criado por um estudante de 19 anos já conseguiu vencer 160 mil contestações relacionadas a multas de trânsito em Londres e Nova York dentro do período de 21 meses.

É o DoNotPay, que ganhou o apelido de “primeiro robô advogado do mundo” por auxiliar motoristas que se sentem injustiçados por levar multas de estacionamento proibido. Desde seu lançamento, o sistema já analisou 250 mil casos, tendo obtido uma taxa de sucesso de 64%.

Joshua Browder, o estudante responsável pelo DoNotPay, teve a ideia por ter levado 30 multas do tipo nos arredores de Londres quando tinha 18 anos. Como o processo de contestação é burocrático e consiste basicamente em preencher formulários, o uso da inteligência artificial cai perfeitamente, porque tudo o que o robô precisa fazer é perguntar coisas como se havia sinais claros de estacionamento e depois guiar o reclamante pelo sistema oficial.

De acordo com o VentureBeat, Browder pensa em expandir o DoNotPay para Seatle e já começou a desenvolver sistemas semelhantes para ajudar pacientes com HIV a entender seus direitos e para auxiliar passageiros cujos voos atrasaram mais de quatro horas a pedir compensações.

No Brasil, um sistema similar, mas feito por ‘seres humanos advogados’ tem tido resultados ainda mais satisfatórios, além de contar com a cooperação de vários profissionais do ramo que ajudam as pessoas a buscarem seus direitos da forma mais eficaz.

Diferente do “robô advogado”, o sistema é atualizado constantemente, de acordo com as mudanças legislativas e necessidade de cada cidadão; o que o torna mais flexível e eficiente do que o sistema robótico criado.

O sistema, criado pelo movimento “Um Advogado em Cada Lar”, já está disponível e conta com guias completos para atuação em centenas de casos de diversas áreas distintas do direito, além dos tradicionais recursos de multa.

O objetivo é alcançar o maior número de pessoas e ajuda-las a buscar seus direitos sem burocracia e com a mesma eficiência de um profissional da área.

Comentários

QUEM SOMOS NÓS

 
Fábio Barroca e Phillipe Biral são advogados, atuantes há mais de 10 anos na área, com escritório de advocacia próprio em São Paulo.

São os idealizadores desse projeto, cujo objetivo é mostrar e disponibilizar materiais de utilidade prática às pessoas, que poderão defender seus direitos e interesses sem a necessidade de contratação de advogados ou terceiros.

 

SIGA-NOS